Em um mundo onde o consumo consciente se torna cada vez mais urgente, aliar a redução do impacto gerado ao meio ambiente com a redução de custos, é mais do que uma tendência, é uma necessidade.

Assim nasceu o Conceito IDEA, edifícios sustentáveis que reduzem o desperdício de recursos, diminuem os impactos da construção e tornam mais barata a sua operação. O encontro do conforto, estilo e modernidade.

PENSE VERDE! CONHEÇA O CONCEITO IDEA!

Pense verde. Pense IDEA.

O valor de um imóvel vai além do valor de compra. A sua vida útil normalmente é de 50 anos. Estudos indicam que a soma dos custos de condomínio com as despesas de consumo particular, obtidos ao longo dos anos de moradia, equivale ao valor de compra do imóvel.

CUSTOS CONDOMÍNIO

  • Portaria

  • Zeladoria

  • Uso das áreas comuns

  • Administração

+ CONSUMO PARTICULAR

  • Energia Elétrica

  • Água

  • Gás

  • = Valor de Aquisição

CUSTOS CONDOMÍNIO

  • Portaria

  • Zeladoria

  • Uso das áreas comuns

  • Administração

CONSUMO PARTICULAR

  • Energia Elétrica

  • Água

  • Gás

  • VALOR DE AQUISIÇÃO

IDEA na prática:

Além do sistema de grades, portões, guaritas, etc., muitos prédios contam com portaria 24h presencial, fazendo com que este item seja o mais alto no orçamento da maioria dos condomínios.

No Conceito IDEA os empreendimentos são dotados de portaria autônoma, na qual um sistema de equipamentos eletrônicos com operadores remotos através da internet, simplificam a operação e reduzem os custos de portaria, oferecendo gestão e controle da segurança.

O dia-a-dia de um prédio consome muita energia, seja nas áreas comuns, com lâmpadas, bombas e elevadores, como nos apartamentos, com televisores, computadores, lâmpadas, ar-condicionado, água-quente, etc. No Conceito IDEA implementamos ações não só para a geração, mas, também, para a redução do consumo de energia.

Geração de Energia

Nos prédios IDEA instalamos painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica. Dependendo da forma e da orientação solar do prédio, conseguimos eliminar 90% dos gastos de energia do condomínio(1) e até diminuir o gasto com energia dos apartamentos. Também dotamos os empreendimentos IDEA com um sistema central de água quente com aquecimento solar.

(1)Não é possível zerar os gastos de energia de condomínio porque a distribuidora de energia cobra uma taxa mínima de consumo.

Redução do Consumo de Energia

Os maiores consumidores de energia dentro dos apartamentos são a geração de água quente, ar-condicionado e iluminação.

Para reduzir o gasto de energia para aquecimento de água, os empreendimentos IDEA possuem sistema de água quente central com aquecimento solar. Além da economia em energia, não há necessidade de colocação de aquecedores individuais de água nas unidades, diminuindo o custo de ocupação do imóvel.

Para economizar energia com ar-condicionado, os novos prédios da família IDEA são revestidos com material isolante térmico, que diminui as perdas para o meio, auxiliando na regulagem da temperatura interna dos apartamentos. Nas fachadas com maior incidência de sol, os prédios contam com vidros especiais que reduzem a radiação solar. Somados a eles, brises móveis na fachada, protegem ainda mais, criando zonas de sombra.

O consumo de energia com iluminação é reduzido com a utilização de luminosidade natural. Para tanto, sempre que possível, as coberturas das garagens têm telhas translucidas, as escadas possuem janelas, e os apartamentos recebem janelas de grandes vãos, aumentando a iluminação natural. Além disto, as áreas de passagem do condomínio (garagens, escadas e halls) contam com sensores de presença para que as lâmpadas não fiquem acesas sem uso, e todas as lâmpadas são LED, consumindo menos energia, com maior vida-útil e consequente redução do custo de reposição. De olho no futuro próximo, os prédios do Conceito IDEA contam com esperas para carro elétrico em todos os boxes estacionamento, com eletroduto indo até os relógios medidores de energia dos respectivos apartamentos.

Dados da Agência Nacional de Águas (ANA) mostram que a demanda por uso de água no Brasil deve aumentar em 30% até 2030. Para que o país não passe por crises hídricas no futuro devemos buscar soluções para reduzir o consumo e, também, “gerar” água.

"Geração" de Água

Os novos empreendimentos do Conceito IDEA são dotados de cisterna que armazena não só a água da chuva, como, também, a gerada por condensação nos aparelhos de ar-condicionado (um aparelho de ar-condicionado pode produzir até 20 litros de água por dia), que é utilizada irrigar os jardins.

Redução do Consumo de Água

Na maioria dos condomínios a medição do consumo de água é feito de forma global, com um único medidor, e os gastos são divididos em função da fração ideal de cada unidade, trazendo desperdício e injustiça. Em função disto dotamos os empreendimentos IDEA com medidores individuais de consumo de água. Cada morador paga somente os gastos do seu apartamento. Sabendo que vai pagar o seu consumo de água, os moradores tendem a evitar o desperdício (estudos apontam que a individualização gera redução média de 30% no consumo de água). Além disto eventuais vazamentos são mais fáceis de serem identificados.

Segundo a Associação Brasileira de Integração e Desenvolvimento Sustentável uma família de 4 pessoas consome em média 24.000 litros de água por mês, sendo 4.320 litros em descargas no vaso sanitário e 14.400 litros no chuveiro.

Os caixas de descarga dos vasos sanitários os prédios IDEA são dotados de sistema Dual Flush, de duplo acionamento, possibilitando economia de até 30% de água.

Visando a redução do consumo de água e, mais ainda, água quente, que consome energia, entregamos todas unidades IDEA com chuveiros com restritor de vazão, garantindo conforto nos banhos e economia de até 5.400 litros de água quente em um mês.

Deming, famoso guru da administração na área da qualidade, diz que “o que não se mede, não se gerencia”. Para gerar informação que possa ser medida e gerenciada, há um custo.

Para o bom gerenciamento de um prédio é necessário ter a medição dos consumos de água, gás e energia, também são necessários controles de acesso bem como do funcionamento das bombas que elevam a água aos reservatórios superiores, do sistema que gera água quente e dos volumes de água dos reservatórios.

Para gerar e bem gerenciar todas essas informações, os novos IDEAs fazem a utilização da Internet Das Coisas ou IOT, onde de um conjunto de dispositivos, sensores inteligentes e softwares, captam e transmitem dados do prédio para a rede, em um sistema constante de geração de informações que podem ser lidas online, a qualquer momento, auxiliando nas decisões e ações tomadas pela administradora do condomínio e os próprios moradores.Isto tudo embalado em um projeto arquitetônico moderno, com design marcante.

O Conceito IDEA foi pensado para que a vida útil dos prédios seja longa, econômica e eficaz.